Addictive Pleasure
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

InícioPortalÚltimas imagensFAQProcurarRegistrarEntrar

Língua Japonesa - Tira Dúvidas!

Ir para baixo 
+3
takkumi
Hikari-chan
Pocky
7 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Pocky

Língua Japonesa - Tira Dúvidas! Rank-y13
Pocky

Língua Japonesa - Tira Dúvidas! Empty
MensagemAssunto: Língua Japonesa - Tira Dúvidas!   Língua Japonesa - Tira Dúvidas! EmptyQui Dez 17, 2015 3:27 pm

YEEEEY~

Criando tópico pra gente desenvolver nosso japonês de cada dia~
Por ora, será apenas um tópico pra tirar dúvidas, mas depois eu talvez poste algo por conta própria mesmo~ Língua Japonesa - Tira Dúvidas! 464825

Conforme forem aparecendo as dúvidas, vou upando nesse primeiro post~ o/

Jya~ Douzo~
Ir para o topo Ir para baixo
http://maryzin.deviantart.com/
Hikari-chan

Hikari-chan

MensagemAssunto: Re: Língua Japonesa - Tira Dúvidas!   Língua Japonesa - Tira Dúvidas! EmptyQui Dez 17, 2015 3:36 pm

Pocky-sensei Língua Japonesa - Tira Dúvidas! 757241
Porque o WA de Konnichiwa e de Konbanwa são iguais ao HA de Ohayo? A mesma coisa com o WA de Namae wa
Pocky

Pocky

MensagemAssunto: Re: Língua Japonesa - Tira Dúvidas!   Língua Japonesa - Tira Dúvidas! EmptyQui Dez 17, 2015 4:23 pm

Hikari-chan escreveu:
Pocky-sensei Língua Japonesa - Tira Dúvidas! 757241
Porque o WA de Konnichiwa e de Konbanwa são iguais ao HA de Ohayo? A mesma coisa com o WA de Namae wa

No japonês, tem uma coisa chamada partículas. São letras que aparecem nas frases para ligar uma palavra com a outra. Uma delas é o WA, só que utiliza-se o は (HA).

Por quê?? Porque os japoneses querem assim... /foge/
Algo como processo histórico na escrita japonesa Língua Japonesa - Tira Dúvidas! 851638
Acontece em todas as línguas, por exemplo no português, temos o S com som de S e de Z, e com a prática acabamos por aprender quando usar cada um. Se for se perguntar o por quê de ser assim, também é difícil de responder, ne? Por que não usar o Z em todos? Pra quê um X que tem som de Z?? Esse tipo de coisa...

------

Agora o は só vai ser falado/lido como WA quando ele funcionar como partícula. Quando for juntar uma palavra com outra no meio da frase. E a sua função é indicar o tópico, o assunto da nossa frase.

Por exemplo,

わたしはマリアです。(Watashi wa Maria desu. / Eu sou Maria.)

Nessa frase, o は funcionou como partícula, ligando a palavra Watashi (Eu) com Maria. O assunto da nossa frase é o que veio antes da partícula, ou seja, Watashi. O que vem depois de は é o complemento da nossa frase. Então, "sobre eu, sou Maria", traduzindo literalmente ao pé da letra.

------

Outro exemplo:

ケーキはおいしいです。 (Keeki wa oishii desu. / Bolo é gostoso.)

O que veio antes da partícula WA foi Keeki (bolo), então ele é o assunto da nossa frase. "Quanto ao bolo, é gostoso".

----

わたしのなまえはマリアです。 (Watashi no namae wa Maria desu. / Meu nome é Maria.)

O assunto dessa frase é Watashi no namae (meu nome). "Quanto ao meu nome, é Maria."

----

Agora quanto aos cumprimentos こんにちは (Konnichi wa. / Boa Tarde.) e こんばんは (Konban wa. / Boa Noite.):
Sabemos que o は (WA) indica o assunto da nossa frase ne? Pois bem. Antigamente, as duas expressões acima eram frases maiores, portanto tinham um complemento depois da partícula.

こんにち significa "este dia" e, antigamente, ao cumprimentar as pessoas, dizia-se algo como "Este dia está um bom dia, ne?", que aos poucos foi mudando seu uso, e tornando-se um "boa tarde" da vida.
こんばん significa "esta noite" e, da mesma forma que o Konichiwa, dizia-se algo como "Esta noite está uma boa noite..." ou "Tenha uma boa noite..."...

E se tem uma coisa que os japoneses gostam de fazer, é abreviar/encurtar as coisas Língua Japonesa - Tira Dúvidas! 940961 Então eles acabaram por cortar o resto da frase grande, deixando apenas o seu começo Konnichiwa e Konbanwa, e passaram a usar oficialmente como cumprimentos diários.

É isso~
Não sei se consegui sanar a dúvida Língua Japonesa - Tira Dúvidas! 858290
Hikari-chan

Hikari-chan

MensagemAssunto: Re: Língua Japonesa - Tira Dúvidas!   Língua Japonesa - Tira Dúvidas! EmptyQui Dez 17, 2015 5:17 pm

Primeira parte: Podia simplesmente ser わ ao invés de colocar は e confundir os estrangeiros mas ok. Entendi a explicação, ta ótima.

Segunda parte: Eles deixaram o は da frase antiga por preguiça? Mas acho que entendi, se for isso.

Sua explicação está ótima, melhor não tem Língua Japonesa - Tira Dúvidas! 552196 Língua Japonesa - Tira Dúvidas! 309594

Duvida dois: O wa de Watashi é escrito com わ, esse é usado em todos os outros casos tirando os dois acima ou em pronome, sei la?
Pocky

Pocky

MensagemAssunto: Re: Língua Japonesa - Tira Dúvidas!   Língua Japonesa - Tira Dúvidas! EmptyQui Dez 17, 2015 6:37 pm

Fui pesquisar aqui, mas ta saindo fumaça pensando numa explicação decente

Então... Na verdade, antigamente nem era WA, era PA (mas a escrita era は). Só que... existe uma coisa chamada "Nova regra ortográfica" ou algo assim no português, ne? Então, no Japonês teve algo parecido, mas ocorreu mais na parte da pronúncia isso não quer dizer que não ouve na escrita também, mas são outros casos.

A linha do HA (は、ひ、ふ、へ、ほ) sofreu muitas mudanças de pronúncia no decorrer das Eras. E uma das mudanças foi mudar para o som de UA/WA.

Só depois da 2ª Guerra Mundial, que eles criaram vergonha na cara e pararam de ficar mudando e votaram por oficializar o sistema das 46 letras (tanto do Hiragana, quanto do Katakana) e a linha do HA ficou como é até atualmente.

Entretanto, como eles ficaram mal acostumados com o HA sendo WA, quando partícula, acabaram por manter essa pronúncia pra evitar mais dor de cabeça mudando de novo.

Aproveito para dizer que com essas mudanças todas, o mesmo aconteceu com mais duas partículas: へ (HE, mas quando partícula, fala-se E) e を (WO, mas quando partícula, fala-se O na verdade, atualmente ele só é O mesmo, mas quando escreve em romaji, usa o W pra não confudir com a vogal O).

Os estrangeiros que se virem pra aprender HAUSHUASHA Mas quando pega o jeito, não é tão difícil <3333

-----

Não por preguiça. Mas... tentando traduzir uma página que fala disso, mas tô bugando HAUHSUAHSUAS
Eles deixaram sim da frase antiga. Na minha humilde e inútil opinião, também como foram mal acostumados a usar assim, acabou ficando. Além disso, ficaria meio sem sentido se não mantivesse a partícula. Mantendo-a ali, dá pra se saber que refere-se ao cumprimento. Se não tivesse, poderia ser apenas uma palavra, para iniciar uma outra frase (como por exemplo: Esta noite *pausa dramática* comerei sushi こんばん *pausa dramática* すしをたべる。)

----

Acho que tem sim explicações melhores que a minha, mas thanks Língua Japonesa - Tira Dúvidas! 464825

----

わ(WA) fica assim mesmo em palavras. Como não está funcionando como partículas, usa-se o WA e lê-se WA.
Hikari-chan

Hikari-chan

MensagemAssunto: Re: Língua Japonesa - Tira Dúvidas!   Língua Japonesa - Tira Dúvidas! EmptyQui Dez 17, 2015 7:18 pm

Língua Japonesa - Tira Dúvidas! 596323 Língua Japonesa - Tira Dúvidas! 596323 Língua Japonesa - Tira Dúvidas! 596323 Língua Japonesa - Tira Dúvidas! 596323 Língua Japonesa - Tira Dúvidas! 596323 Língua Japonesa - Tira Dúvidas! 596323 Língua Japonesa - Tira Dúvidas! 596323 Língua Japonesa - Tira Dúvidas! 596323 Língua Japonesa - Tira Dúvidas! 596323 Língua Japonesa - Tira Dúvidas! 596323
Acho que vou ler isso amanhã de novo, minha mente se recusa a absorver isso
Pocky

Pocky

MensagemAssunto: Re: Língua Japonesa - Tira Dúvidas!   Língua Japonesa - Tira Dúvidas! EmptyQui Dez 17, 2015 7:48 pm

Fica mais fácil de absorver se pegar exemplos práticos~ Língua Japonesa - Tira Dúvidas! 464825
takkumi

Língua Japonesa - Tira Dúvidas! Rank-y11
takkumi

MensagemAssunto: Re: Língua Japonesa - Tira Dúvidas!   Língua Japonesa - Tira Dúvidas! EmptySáb Dez 26, 2015 11:08 pm

Muito bacana, pena eu nada saber de japonês, mas li as explicações.
O que eu apenas sei é dos animes, algumas palavras a gente memoriza.
Recomenda alguma gramatica pra quem nada sabe mesmo (eu) ou algum site on line????
Começar por onde?
Pocky

Pocky

MensagemAssunto: Re: Língua Japonesa - Tira Dúvidas!   Língua Japonesa - Tira Dúvidas! EmptySáb Dez 26, 2015 11:15 pm

Yeeey, Takkumi-san! Bem vinda! Língua Japonesa - Tira Dúvidas! 464825

Olha... depende de qual foco você quer seguir no estudo. Tem gente que quer aprender ao menos a entender e falar, enquanto tem gente que quer aprender tudo, desde a escrita até tudo Língua Japonesa - Tira Dúvidas! 485
Dependendo de qual foco você tiver, eu posso ver uns sites e recursos pra você.
takkumi

takkumi

MensagemAssunto: Re: Língua Japonesa - Tira Dúvidas!   Língua Japonesa - Tira Dúvidas! EmptySáb Dez 26, 2015 11:51 pm

Bem, eu gostaria de ler mangás, a pronúncia do japonês é bacana na sonoridade,
Mas eu gostaria de ler.
Sei que não é uma hora pra outra.
Uns anos
Muito obrigada.
Não conheço ninguém que saiba japonês, uma vez vi uma senhora no ônibus e vi que pelos traços era japonesa, mas fiquei com vergonha de me dirigir a ela.
Japoneses não são comuns em Porto Alegre e inexistentes em Esteio onde moro.
A questão é por onde começar??????????
Hikari-chan

Hikari-chan

MensagemAssunto: Re: Língua Japonesa - Tira Dúvidas!   Língua Japonesa - Tira Dúvidas! EmptySeg Dez 28, 2015 1:27 pm

Eu também to meia perdida mas eu comecei aprendendo o que é o que, na escrita. O que é Hiragana, Katakana, Kanji e as diferenças, Maru, Tenten, decorar os símbolos e essas coisas... Depois que fixar na memória vou passar pra formação de frase, não sei se da certo assim Língua Japonesa - Tira Dúvidas! 586802
takkumi

takkumi

MensagemAssunto: Re: Língua Japonesa - Tira Dúvidas!   Língua Japonesa - Tira Dúvidas! EmptyTer Dez 29, 2015 12:17 pm

Bem, vou começar pelos alfabetos então, mas aos poucos e sem estresse.
Pocky

Pocky

MensagemAssunto: Re: Língua Japonesa - Tira Dúvidas!   Língua Japonesa - Tira Dúvidas! EmptyTer Dez 29, 2015 5:20 pm

Sem estresse é o melhor~ Ainda mais se for iniciante!
Bem, se queres conseguir ler os mangás maravilhosos, tem que saber as letras mesmo... Não dá pra fugir!
Tem gente que diz que só vai aprender/decorar se ficar escrevendo loucamente. Mas eu acredito, que se for mais para a parte de leitura, você consegue tranquilo. Por exemplo, o Kanji (que é aquele cheio de traços), eu consigo escrever uns 300~400 (talvez?), mas consigo ler bem mais que isso, porque eu pratiquei-os na leitura em vez de na escrita. Confesso que é meio chato quando eu sei o Kanji, mas não sei escrevê-lo... Chega a ser frustrante aquele pensamento "AIMEUPAI EU SEI ELE, MAS NÃO SEI ESCREVER!!! Língua Japonesa - Tira Dúvidas! 997554 "

Então, primeiramente!

No Japonês, tem 4 formas de escrever:
Língua Japonesa - Tira Dúvidas! B61BO2d
Cada escrita tem sua hora pra usar, pra não virar bagunça.
Citação :
Hiragana: Para palavras japonesas, partículas, desinências e outras palavrinhas que não tem em Kanji.
Katakana: Para palavras estrangeiras, onomatopeias, sotaques, ênfases.
Kanji: Para palavras chinesas japonesas.
Romaji: Para qualquer coisa (!!!). São as letras romanas que conhecemos.

Como pode ver na imagem acima, dá pra escrever a palavra HANA com todos as formas de escrita.
O Hiragana e o Katakana possuem ambos 46 fonemas básicos. Como foi dito, dependendo da origem da palavra, você vai usar a forma de escrita adequada. O Katakana tende a ter traços mais retos e quadrados, enquanto o Hiragana é mais fofinho, redondinho e apertável.
Diz-se até que o Katakana foi criado pelos homens e o Hiragana pelas mulheres, por isso essa diferença, cada um usando o seu Língua Japonesa - Tira Dúvidas! 940961

Muitos desistem de estudar a escrita por causa da gama de letras existentes, mas eu confesso que prefiro o japonês assim, separadinho. É bem mais fácil de reparar o que é cada palavra dependendo da forma que é escrita. Por exemplo:

Citação :
Em uma frase, podemos encontrar as três formas de escrita.
Ex: 私の名前はマリアです。(Watashi no namae wa Maria desu./Meu nome é Maria.)
Watashi e Namae são palavras japonesas, então são escritas em Kanji (ou em Hiragana, quando não souber o Kanji).
Maria é nome estrangeiro, então escrito em Katakana.
NO, WA, DESU são partículas e sufixos que não possuem Kanji, então são escritos em Hiragana.

Citação :
Alguns links talvez úteis:
- Sites com alguns recursos para estudar japonês
- Site com algumas tabelas de Hiragana
-
Tabela do Katakana:

Essa é uma breve intro sobre as escritas. Não sei se consegui explicar direito ou se deixei mais confuso Língua Japonesa - Tira Dúvidas! 997554 É tanto tempo repetindo isso que pra mim é que nem acordar e abrir os olhos HUASHUAHSUAS Mas sei que é muito tenso no inicio eu era muito dããã quando comecei... perdi 3 anos brincando de estudar japonês Língua Japonesa - Tira Dúvidas! 858290
Hikari-chan

Hikari-chan

MensagemAssunto: Re: Língua Japonesa - Tira Dúvidas!   Língua Japonesa - Tira Dúvidas! EmptyTer Dez 29, 2015 6:45 pm

A parte mais frustrante é quado uma sílaba aparece, você conhece mas não lembra o que ela significa. Bate a bipolaridade da felicidade por saber e a raiva por não lembrar

No meu caderno eu fiz um resumo de cada e depois botei exemplos, só isso foi umas boas páginas. Só não tiro foto porque não vai ser útil de nada SUHUASHUAHSUAHSUSH
Pocky

Pocky

MensagemAssunto: Re: Língua Japonesa - Tira Dúvidas!   Língua Japonesa - Tira Dúvidas! EmptyTer Dez 29, 2015 10:22 pm

Acontece~ Mas tudo é questão de prática... quanto mais veres essas letras e tentar lê-las, mas fixas elas ficam.

Vai ser útil sim *-----* Eu quero ver *-* Se não quiser postar aqui, MP me Língua Japonesa - Tira Dúvidas! 464825

Mas deu pra entender o jeito que eu expliquei?? Língua Japonesa - Tira Dúvidas! 858290
Hikari-chan

Hikari-chan

MensagemAssunto: Re: Língua Japonesa - Tira Dúvidas!   Língua Japonesa - Tira Dúvidas! EmptyTer Dez 29, 2015 10:38 pm

É por causa da minha letra, e ta cheio de marca texto... Vou tentar tirar foto, se você achar que esta bom eu posto

Eu vou treinando nos mangas que leio, quando aparece hiragana ou katakana eu vou tentando traduzir, assim vai dando pra memorizar

Você explica muito bem, confiança nas suas explicações Língua Japonesa - Tira Dúvidas! 552196
takkumi

takkumi

MensagemAssunto: Re: Língua Japonesa - Tira Dúvidas!   Língua Japonesa - Tira Dúvidas! EmptyQua Dez 30, 2015 2:46 pm

Muito obrigada Pocky, vou imprimir as dicas e começar aos poucos sem neura.
Sabe ontem eu estava vendo um anime bobo legal que é DANCE WITH THE DEVILS, mas consigo já perceber muitas palavras e escrever ou ler, nem em em sonho.
Hikari-chan

Hikari-chan

MensagemAssunto: Re: Língua Japonesa - Tira Dúvidas!   Língua Japonesa - Tira Dúvidas! EmptyQua Dez 30, 2015 3:36 pm

Eu gostei de Dance with the devils Língua Japonesa - Tira Dúvidas! 858290
Acho que seria muito mais rápido aprender a ler e escrever se não tivesse os Deusos dos kanjis pra atrapalhar a vida dos iniciantes
takkumi

takkumi

MensagemAssunto: Re: Língua Japonesa - Tira Dúvidas!   Língua Japonesa - Tira Dúvidas! EmptyQua Dez 30, 2015 3:47 pm

Gostar eu gostei de Dance with the Devils, pois vi tudo ontem, acho que terá uma segunda temporada, só estranhei aquelas cantorias dentro do anime, mas como a animação era bonita(tudo bem) e que demônios.
spoiler:
Parece que terá a segunda temporada.
Mas sei que o japonês abrevia e usa os símbolos, eu lembro de um personagem de Rules(Myamoto Kano) que era o Atori e o cara falava que o símbolo do nome era uma ave.
esses símbolos devem ser kanjis, creio.
Bem, agora verei todo o Diaboliki Lovers More Blood (são 12 episódios)prestarei atenção nas palavras, tudo de bom pra vc Língua Japonesa - Tira Dúvidas! 561638

Última edição por takkumi em Qua Dez 30, 2015 4:16 pm, editado 2 vez(es)
Hikari-chan

Hikari-chan

MensagemAssunto: Re: Língua Japonesa - Tira Dúvidas!   Língua Japonesa - Tira Dúvidas! EmptyQua Dez 30, 2015 3:55 pm

Vai ter sim, e acho que na segunda temporada eles devem ficar juntos.
Spoiler:
São símbolos, mas é bem mais detalhado e pra aprender é bem mais difícil na minha opinião
Até agora só sei o kanji de pessoa hahaha
takkumi

takkumi

MensagemAssunto: Re: Língua Japonesa - Tira Dúvidas!   Língua Japonesa - Tira Dúvidas! EmptyQua Dez 30, 2015 4:13 pm

Ah, o que vc escreveu no spoiler está correto
spoiler:
Como sou zero à esquerda, vou começar com esse texto da Wikipédia sobre japonês.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Kanji
Verei agora Diabolik Lovers More Bloood, pois são 12 episódios e já vi a primeira temporada.
Tudo de bom pra vc, obrigada.
Hikari-chan

Hikari-chan

MensagemAssunto: Re: Língua Japonesa - Tira Dúvidas!   Língua Japonesa - Tira Dúvidas! EmptyQua Dez 30, 2015 4:18 pm

Clica aqui
Esse é um site de kanji, não sei se esta correto mas se estiver pode ajudar
Pocky

Pocky

MensagemAssunto: Re: Língua Japonesa - Tira Dúvidas!   Língua Japonesa - Tira Dúvidas! EmptyQua Dez 30, 2015 6:01 pm

Mande sim, Hikari-chan *--* Estarei esperando~ Língua Japonesa - Tira Dúvidas! 485

E que bom que deu pra entender algo do que expliquei~ Se algo não ficar entendível, podem perguntar~ Que aí eu melhoro mais na explicação~

E gente~ Assim... Kanji é muito mágico Língua Japonesa - Tira Dúvidas! 24640 Eu os amo demais~ Prefiro mil vezes uma frase com mil kanji do que toda em Hiragana Língua Japonesa - Tira Dúvidas! 940961

Um dos motivos para eu amar Kanji, é justamente quanto às partículas, que são escritas em hiragana. Como apareceu lá na dúvida da Hikari-chan do HA ser WA... Se a frase estiver toda em Hiragana, e aparecer uma palavra com HA antes da partícula, dá um lag no meu cérebro HUASHUAHS
Por exemplo:
母ははさみを買います。(ははははさみをかいます。Haha wa hasami wo kaimasu. Mamãe compra tesoura.)
Olha como fica a bendita se for toda em hiragana~ HAUSHUASHUAS Parece que a pessoa começou a rir no começo da frase Língua Japonesa - Tira Dúvidas! 940961 Se tiver o Kanji ali pra substituir um deles é ÓTIMO! <33333

Mas assim... Eu aconselho vocês começarem a ver Kanji só depois de dominarem bem o Hiragana e Katakana, porque vão precisar bastante deles.
Citação :
Ou seja, primeiro, domine:
- 46 fonemas básicos
- Sons sonorizados e semisonorizados (Tenten e Maru)
- Sons contraídos (Ya, Yu, Yo pequenos)
- Sons ejectivos (Tsu pequeno)

Tanto em Hiragana quanto em Katakana.
Depois que estiver OK isso, venham pra  mundo maravilhoso dos kanji Língua Japonesa - Tira Dúvidas! 464825
takkumi

takkumi

MensagemAssunto: Re: Língua Japonesa - Tira Dúvidas!   Língua Japonesa - Tira Dúvidas! EmptySex Jan 01, 2016 5:13 pm

Obrigada pelo site de kanji.
Prestei atenção tb na dica de Hiragana e Katakana antes.
Deise Santos

Deise Santos

MensagemAssunto: Re: Língua Japonesa - Tira Dúvidas!   Língua Japonesa - Tira Dúvidas! EmptyDom Jan 10, 2016 2:12 pm

Que legal, Pocky-sensei! ^^
Há muito tempo, eu estava estudando mas não conseguia memorizar, então parei... Língua Japonesa - Tira Dúvidas! 858290
Eu até estou animada pra tentar de novo, mas o site onde eu estudava, que era em português, está off... O que você passou está em inglês, se eu for aprender por ele, terei que aprender inglês primeiro... Língua Japonesa - Tira Dúvidas! 522483
Bom, se eu voltar a estudar e tiver alguma dúvida, vou te perguntar! Língua Japonesa - Tira Dúvidas! 98516
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Língua Japonesa - Tira Dúvidas!   Língua Japonesa - Tira Dúvidas! Empty

Língua Japonesa - Tira Dúvidas!
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte